Nhamundá, Guerreiro de Todas as Tribos.

A lenda do Guerreiro Nhamundá não se perdeu no tempo. Ao contrário, está mais viva que nunca. A prova é tamanha que, a cada dia, o povo nhamundaense e especialmente os estudantes aumentam o interesse em conhecer mais sobre o personagem que encantou multidões, conquistou respeito, libertou o seu povo e deixou o seu nome na nossa história.

Os filhos nhamudaenses estão mais que corretos, afinal, quem não procura conhecer sobre as histórias e lendas de seus antepassados encontra dificuldades para compreender o presente e traçar metas para vislumbrar melhor perspectiva de um futuro.

O mais interessante é que, faz séculos que o grande líder faleceu e nem por isso integra a lista dos heróis esquecidos. E o melhor, em nosso meio, paira uma energia positiva sobre essa grande personalidade histórica, quanto mais vamos definhando os seus passos, mais se descortina um mundo de encantos, que trás em seu bojo uma mística riquíssima coroada de um simbolismo vibrante que toma conta do imaginário popular.

Dia desse eu li uma obra que está aguardando publicação, – Nhamundá Pré-História, História, Crônicas e Fofocas – do Padre José Filândia e lá se encontra também referências ao grande Nhamundá. Ou seja, qualquer obra que registre algo sobre o município de Nhamundá traz ao menos um parágrafo sobre a vida do Guerreiro de todas as tribos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *